quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Nova: Yamaha XT 660Z Ténéré, destaque do Salão Duas Rodas, é colocada à prova


  • Destaque no Salão Duas Rodas, Ténéré 660 chega para completar a linha aventureira no Brasil
    Destaque no Salão Duas Rodas, Ténéré 660 chega para completar a linha aventureira no Brasil
Grande novidade no estande da Yamaha no Salão Duas Rodas 2011, a recém lançada XT 660Z Ténéré chama a atenção dos visitantes. Os fãs das motos trail e saudosos da famosa Ténéré da década de 90 querem saber como ela se comporta. Como é a posição de pilotagem? É confortável? Muito diferente da XT 660R?
Com a estreia da trail de média cilindrada, o Brasil passa a ser o único país do mundo a disponibilizar os três modelos -- XT 1200Z Super Ténéré, XTZ 250 Ténéré e a nova XT 660Z Ténéré -- da linha aventureira da Yamaha, que seguem o mesmo padrão estético dos grafismos e adotaram a cor azul, em suas versões 2012.E, para esclarecer todas as dúvidas, estivemos no lançamento da nova Ténéré 660 na pista do ECPA, em Piracicaba. Mesmo cientes de que não era o ambiente ideal para testar uma motocicleta com proposta aventureira, rodamos no asfalto e na terra, tudo para elucidar as questões sobre este modelo que desperta paixões.

FICHA TÉCNICA: Yamaha XT 660Z Ténéré

Motor:Motor OHC, 660cc, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas e refrigeração líquida,
Potência máxima:48 cv a 6.000 rpm.
Torque máximo:5,95 kgfm a 5.500 rpm.
Câmbio:Cinco marchas com embreagem multidisco em banho de óleo. Transmissão final por corrente.
Alimentação:Injeção eletrônica.
Chassi:Tipo diamante.
Suspensão:
Dianteira por garfo telescópico com 210 mm de curso; traseira por monoamortecedor, ajustável para pré-carga e retorno e 200 mm de curso
Freios:
Dianteiro com discos duplos, acionamento hidráulico e 298 mm de diâmetro; traseiro com disco simples de 245 mm.
Pneus:Dianteiro 90/90R 21M/C 54S; traseiro130/80R17M/C 65S.
Dimensões:CxLxA: 2.246 mm x 865 mm x 1.477 mmAltura do assento: 896 mm, ajustávelEntreeixos: 1.500 mm.Distância mínima do solo: 260 mm
Peso:186 kg a seco.
Tanque:23 litros.
PROPOSTA TOURING
A grande diferença entre a XT 660R e a nova XT 660Z começa na proposta. Na versão R o piloto ficava a vontade para trafegar em meios aos carros, mas já a bordo da nova 660 Ténéré o condutor sentirá confiança para encarar a estrada.
Isso se traduz na prática: a nova Ténéré 660 conta com guidão mais largo que a XT -- a largura total acaba sendo 2 cm maior. Além de um banco maior e com mais espuma e pára-brisa, que desvia o vento frontal. A posição de pilotagem mais relaxada é outra qualidade, e conforto, para percorrer trajetos mais longos. Vale dizer que o banco da nova 660 é 4 centímetros mais alto do que na XT 660R.
FAMOSO PROPULSOR
A nova Ténéré 660 compartilha o famoso motor que equipa a XT 660R. Leve e compacto, o monocilíndrico equipado com sistema de injeção eletrônica e arrefecimento líquido, é capaz de gerar 48 cv de potência máxima a 6000 rpm e torque máximo de 5,95 kgfm a 5.500 rpm.
Na prática, o motor impressiona pela resposta rápida desde as baixas rotações e também por sua força, seja para retomadas de velocidade em saídas de curvas, ou para uma ultrapassagem segura. Confiável, mas barulhento, diga-se de passagem.
Aliás, este propulsor foi otimizado para oferecer mais torque em baixas e médias rotações, o que favorece a tocada no fora de estrada. E um detalhe faz toda a diferença: as pedaleiras mais largas da Yamaha Ténéré 600 são ideais para se pilotar em pé, facilitando e muito acelerar na terra.
CICLÍSTICA
Uma das diferenças entre a Ténéré 660 e a XT 660R é o peso. A nova 660Z pesa 186 quilos, contra 165 da versão R. Lembrando que a Ténéré 660 ainda oferece uma vasta gama de acessórios, que a encarecem e podem deixá-la mais pesada.
Já no eficiente conjunto de suspensões, semelhança com a irmã R. Garfos telescópicos tradicionais com 210 mm de curso na roda dianteira. E braço oscilante fabricado em alumínio e suspensão monocross, com curso de 200 mm, ajustável em cinco posições, na traseira.
Os freios também contribuem para a ciclística acertada na nova Ténéré. Embora carentes de ABS, os dois discos de 298 mm de diâmetro, com pinça de duplo pistão na dianteira e o disco simples de 245 mm de diâmetro na traseira, garantem a segurança do piloto tanto no asfalto, como na terra.
FAMÍLIA XT
A família XT, que começou na década de 70 com as XT 500, sempre teve como proposta um modelo para os motociclistas que querem ir a qualquer lugar e não dispensam a imagem forte e robusta que essas motos transmitem. Com a XT 660Z não foi diferente. Somados os atributos da família XT com a mítica linha Ténéré, a XT 660Z tem tudo para esquentar o segmento trail de média cilindrada com proposta de turismo.
Em função de sua versatilidade, motor confiável e ciclística acertada, a XT 660Z transmite a sensação que é capaz de encarar qualquer tipo de aventura. Equipada com um grande tanque de combustível (23 litros contra apenas 15 na 660R) -- com a mesma capacidade que a XT 1200Z Super Ténéré --, a XT 660Z Ténéré será vendida na cor azul e seu preço sugerido é de R$ 30.500. 
(por André Jordão) http://carros.uol.com.br
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates